FACOM/UFMS oferece curso de programação gratuito para alunos do ensino básico – 2015
O uso de novas tecnologias e competições escolares tem sido largamente utilizado em países desenvolvidos como forma de captação de jovens talentos. De encontro a isto, a Faculdade de Computação (FACOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realiza o projeto Aluno Integrado MS, que faz parte das ações denominadas DESTACOM (Despertando Talentos em Computação), cujo objetivo é despertar o interesse de alunos do Ensino Básico (Nono ano do Ensino Fundamental ao Terceiro Ano do Ensino Médio) de Campo Grande para os cursos de Computação, Engenharias e áreas afins.
Serão oferecidas duas turmas para o projeto, sendo que na Turma 1 estão disponíveis 40 (quarenta) vagas e as atividades serão realizadas nas dependências da FACOM-UFMS, todas segundas-feiras e quartas-feiras, das 17:00 às 18:40. Na Turma 2 estarão disponíveis 30 (trinta) vagas e as atividades serão realizadas na E.E. Hércules Maymone aos sábados das 7:30 às 11:30.
Podem participar do projeto alunos do nono ano ao ensino médio de escolas públicas e privadas de Campo Grande, especialmente aqueles interessados pela área de Exatas. Os alunos participantes serão acompanhados por professores e monitores da FACOM durante todo o projeto e, ao final, poderão partificar da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).
É importante ressaltar que os benefícios podem ir além dos conhecimentos adquiridos durante o curso, pois existem diversos benefícios indiretos e inerentes que não são facilmente percebidos pelos participantes: aproximação de uma área do conhecimento às vidas dos alunos, ilustração da aplicação dos conhecimentos em problemas do cotidiano, descoberta de novos talentos, aprimoramento do raciocínio lógico, fortalecimento dos vínculos entre o aluno e a escola e a melhora na autoconfiança e auto-estima.